O Bobão do Futebol


SANTOS – Sua Importância para o Mundo!
maio 31, 2008, 10:15 pm
Filed under: Sem-categoria

Por Stevan Felipe

 Para o  primeiro post sobre o mais glorioso de todos os clubes, as escolhas são um texto e um vídeo que ilustram perfeitamente a importância do SANTOS Futebol Clube para o mundo. Para não deixar dúvidas de que o SANTOS é o maior, o vídeo traz a “maior” atuação, do “maior” jogador, pelo “maior” time de todos os tempos.

 

SANTOS – Sua Importância para o Mundo!

A década de 60 talvez tenha sido a mais importante da História, muito devido à sua riquíssima contribuição para a construção da humanidade. Os anos 60 foram inocentes e revolucionárias; líricas e ácidas.
O mundo, exausto da brutal violência da Guerra Fria, do Vietnã e da repressão moral da rígida sociedade, resolveu se manifestar. Surgiram movimentos sócio-culturais importantíssimos como o Feminismo, o “Black Power” e o “Hippie”, revelando vários nomes que hoje são considerados verdadeiras lendas: Jack Kerouac, Fidel Castro, John Lennon… e é claro, Pelé.
O Brasil, por sua vez, vivia empolgado com os “anos dourados” de Juscelino Kubitschek, ainda mais com a inauguração em 1960 de sua mais nova capital: Brasília. No futebol, a hegemonia do Alvinegro Praiano era imbatível: Pelé e cia. ganhavam TODAS as principais competições que disputava. Em 1961, quando começaram a construir o muro de Berlim, o Santos começou também sua série de 5 títulos consecutivos da Taça Brasil.
Em outubro de 1962, quando os Beatles iniciou sua trilha para conquistar o planeta com o single “Love Me Do”, o Peixe foi antes e conseguiu essa façanha, ao derrotar o Benfica por 5 a 2 e conquistar pela primeira vez o título mundial.

Em 63, enquanto Martin Luther King proferia seu famoso discurso “Eu tenho um Sonho” e Tom e Vinícius compunham a música brasileira mais executada no esxterior, o Glorioso já era a “coisa mais linda e mais cheia de graça”, conquistando o bi-mundial.

E em 1964, ano do Golpe Militar que depôs Jango e instaurou o regime totalitário, Pelé era o verdadeiro ditador: o Santos venceu o Rio-SP, o Paulista e a Taça Brasil. Passam-se os anos de 65 e 66 e o Santos continuava ganhando. Enquanto isso, o mundo ia perdendo muito com a incontrolável violência: em 1967, Che Guevara é executado na Bolívia e no ano seguinte Martin Luther King é assassinado no Tennessee.
O mundo não agüentava mais tanto sangue. Era preciso pará-lo em favor da paz. E parou.
Em 1969, Jimi Hendrix, Janis Joplin e mais meio milhão de pessoas pararam por 3 dias para a Paz e a Música com o Woodstock, enquanto o Glorioso Alvinegro foi até a África parar a guerra do Congo, desfilando a paz do branco de seu Manto Sagrado!

Passado e Presente só de glórias!
Que nada mude enquanto tudo muda.

 

 

 

Fonte: Falando do Santos FC – UOL Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário